10 horas perfeitas em Santorini, na Grécia

Santorini, Grécia

É impossível ficar indiferente à beleza extrema de Santorini. Esculpida há cerca de 3500 anos pela violenta explosão de um vulcão – cuja cratera ainda é visível – a ilha emerge abruptamente em meio à imensidão azul do Mar Egeu, com seus paredões negros de nuances avermelhadas. Mas o cenário não é apenas obra da natureza em fúria. Casinhas brancas de portas coloridas equilibram-se nas encostas, compondo um conjunto arquitetônico inigualável com igrejas de cúpulas azuis e os onipresentes moinhos que enfeitam as Ilhas Cíclades – arquipélago que reúne grande parte dos cartões postais da Grécia.

A boa notícia para quem embarca em um cruzeiro pelo Mar Egeu, na Europa, é que ver o melhor da ilha em um dia é fácil, seja com as excursões organizadas pela Celebrity Cruises, alugando uma scooter ou até usando o transporte público. A seguir, as dicas para passar 10 horas perfeitas em Santorini:

Igreja Local

8h – As marcas da civilização minoica

Uma combinação imbatível de história e cenários espetaculares marca qualquer viagem pela Grécia. Em Santorini, não é diferente. O sítio arqueológico mais importante da ilha foi descoberto em 1967 e está sendo escavado até hoje. Antiga cidade da civilização minoica (que tinha o seu epicentro na vizinha ilha de Creta), Akrotiri preservou edifícios, ruas, sistemas de drenagem e muitas peças de cerâmica sob as cinzas geradas pela explosão vulcão.

Praia Vermelha, Ilha de Santorini

<9h – Praia vermelha, literalmente>

Se tiver que escolher uma praia de Santorini para conhecer, não hesite: a Red Beach é, disparado, a mais interessante do pedaço. Nesta ilha de formação vulcânica, não espere areias brancas e palmeiras. Fazendo jus ao nome, a “Praia Vermelha” é escoltada por um colossal paredão bordô que “desaba” sobre areias escuras, fazendo um contraste exótico com as águas cristalinas do Egeu. O melhor momento para estar lá é de manhã, quando há menos gente e a temperatura é mais amena (no auge do calor, todo cuidado é pouco para não queimar os pés na areia pelando).

Moinho de vento, Santorini

11h – Café ou cerveja?

As peças mais interessantes encontradas em Akrotiri estão no Museum of Prehistoric Thera, uma das atrações da capital da ilha (Thera ou Fira). Além de visitar o acervo, aproveite para passear pelo seu emaranhado de becos e escadinhas ladeadas de casas brancas. Depois do sobe e desce, escolha um dos muitos bares com vistas espetaculares do mar (e do vulcão) e faça uma merecida pausa para um café (uma obsessão dos gregos) ou uma cerveja Mythos gelada.

13h – Almoço de outro planeta

Um dos segredos bem guardados de Santorini é a baía de Amoudi, um pequeno portinho de pescadores rodeado de restaurantes que servem peixe fresco diante do mar cristalino. Cercada por paredões escuros e vermelhos, as tavernas típicas formam uma das imagens mais fotogênicas da ilha, com o pitoresco vilarejo de Oia no topo do penhasco. Nos arredores de Amoudi há algumas plataformas de pedras ideais para dar um mergulho no Egeu – curtindo o visual extraterrestre dos arredores.

Transporte para a escadaria de Oia

16h – Oia, sua linda

Preparado para fazer a digestão? Mais de 250 degraus separam Amoudi do centro do vilarejo de Oia. Aos preguiçosos, resta a opção de montar em um burrico para economizar as panturrilhas escadaria acima – esse “meio de transporte” secular de Santorini é um dos programas turísticos mais clássicos da ilha. Uma vez lá em cima, perca-se pelas ruas labirínticas daquela que é, provavelmente, a cidadezinha mais cinematográfica das Ilhas Cíclades, com igrejinhas pintadas de cores delicadas, praças que são pura poesia, galerias de arte, lojinhas interessantes e ótimos cafés com vistas que fazem valer o preço (astronômico) das bebidas – um mero cappuccino pode sair por € 6.  

Torre de sino da igreja ortodoxa grega

19h – O pôr do sol mais lindo da sua vida

Chegue cedo ao “Old Castle”, no topo do vilarejo, para garantir um bom lugar para o grande espetáculo. Para amainar a espera, tenha em mãos uma garrafinha de um legítimo (e cobiçado) vinho produzido em Santorini. Prepare a câmera para registrar cada segundo do pôr do sol mais lindo da sua vida que, entra ano, sai ano, arranca aplausos da multidão de turistas e faz valer a viagem.

Sinos da igreja ortodoxa grega

Santorini com a Celebrity Cruises

Na temporada 2023-2024, os navios Celebrity Infinity, Celebrity Constelation, Celebrity Reflection, Celebrity Infinity, Celebrity Equinox, Celebrity Apex, Celebrity Beyond e o novíssimo Celebrity Ascent passarão por Santorini.  Clique aqui para ver os roteiros que incluem a ilha.