A terceira maior cidade da Croácia (depois de Zagreb e Split) é uma das grandes novidades nos roteiros da Celebrity Cruises pela região do Mediterrâneo, na Europa. Com 150 mil habitantes, Rijeka é o novo destino do cruzeiro para Croácia. Pertinho da fronteira com a Itália, a porta de entrada da região de Kvarner tem o maior porto do país e muitas atrações em um raio de poucos quilômetros.

Famosa por ter o Carnaval mais animado do país, além de abrigar uma séries de festivais de verão, Rijeka também surpreende pela arquitetura, influenciada pela imponência do Império Austro-Húngaro. A seguir, confira dicas valiosas para fazer turismo na Croácia e passar 10 horas perfeitas em Rijeka e arredores:

8h – Um pulinho na ilha de Krk

Conectada ao continente por uma ponte, Krk é um dos destinos favoritos de quem faz um cruzeiro para Croácia e atraca em Rijeka no verão. A maior ilha do país tem 30% de seu território coberto de bosques. Além disso, possui ótimas praias – com aquela água cristalina de um tom esmeralda que só o mar Adriático é capaz de atingir.

Antes de fincar o guarda-sol, no entanto, é fundamental fazer uma paradinha em Vrbnik. Mais difícil do que pronunciar este nome é esquecê-lo. Considerado um dos vilarejos mais pitorescos da Croácia, é uma joia medieval que se equilibra sobre um penhasco. Então, não importa que horas você chegue lá, escolha um bar com lindas vistas e prove uma tacinha do vinho branco Zlahtina, produzido na região.

Praia de Baska, em Krk, programaço para quem atraca em Rikeja

11h – Mergulho no Adriático

Ao sair de Vrbnik, a primeira parada do seu cruzeiro para Croácia, a estrada ziguezagueia entre bosques e vinhedos até chegar a Baska, a praia mais famosa de Krk. Cercada por montanhas impressionantes, em forma de meia lua, tem dois quilômetros de extensão diante de um simpático vilarejo com casarões em tons pastel, alguns datados do século 16.

Banhada por mar calmo e cristalino, Baska é feita de uma mistura arenosa com pedrinhas. O que é algo bastante confortável para os padrões croatas (onde areia é raridade).

13h – Passeio no Korzo

Gregos, ilírios, romanos, otomanos, venezianos… Todos esses povos andaram por esta parte da Croácia e deixaram as suas marcas. No entanto, Rijeka foi destruída em um terremoto em 1750. Como a cidade teve que ser totalmente reconstruída, boa parte de seu patrimônio histórico se perdeu.

Comece a explorar a cidade por sua rua mais famosa: Korzo. Ladeado de bonitos casarões dos séculos 18 e 19 pintados em cores suaves, este calçadão ocupa o lugar da antiga muralha. Tem boas lojas e um punhado de opções de restaurantes e lugares de comida rápida. No centro da cidade, também há bonitas igrejas em vários estilos, como a Nossa Senhora de Lourdes e a Nossa Senhora de Trsat.

14h – Castelo secular

Para fazer a digestão, suba as escadas que levam até o Castelo de Trsat, uma das principais atrações da cidade. No alto de uma colina, a 135 metros de altura, rende belíssimas vistas para Rijeka e os arredores.

Ainda que tenha sido construído no século 13 pela família nobre Frankopan, acredita-se que o lugar já havia sido ocupado anteriormente por uma fortaleza romana. O que se vê hoje, no entanto, é majoritariamente fruto de uma restauração feita no século 19.

Vista aérea da Praia de Baska, atração imperdível de Krk

16h – O charme de Opatija

Esta cidadezinha, 13 quilômetros a oeste de Rijeka, entrega de bandeja algumas das vistas mais bonitas do golfo de Kvarner. Seja das colinas verdejantes ou do seu Lungomare (um calçadão à beira-mar). Destino de férias favorito da aristocracia durante o Império Austro-Húngaro, Opatija ainda conserva os belíssimos casarões dos tempos de abundância. Muitos deles foram convertidos em hotéis e restaurantes charmosos.

A cidade entrou na moda no final do século 19. Nessa época, o magnata Iginio Scarpa ergueu ali a sua mansão, cercada de plantas exóticas. Batizada de Villa Angiolina em homenagem à sua esposa, hoje é uma das principais atrações locais. Mas vale também destacar sua arquitetura neoclássica, o piso de mosaico e os afrescos. Além disso, o lugar recebe exposições e apresentações musicais, principalmente durante o verão.

Cruzeiro para Croácia com a Celebrity

Em 2019, o Celebrity Constellation fará roteiros de 9 e 10 dias passando pela Croácia, com parada em Rijeka. Quer viajar de navio e curtir o turismo na Croácia? Conheça mais detalhes dos roteiros no site da Celebrity Cruises. Veja também outros destinos e passeios imperdíveis, como as 10 horas em Santorini e uma viagem especial por Barcelona.

 

Royal Caribbean

Posts relacionados

Um dos destinos adicionados recentemente ao portfólio da Celebrity Cruises, o cruzeiro para Santa...

Um dos destinos mais espetaculares incorporados recentemente pela Celebrity Cruises, Náuplia será...

No extremo sul do continente americano, a 1.400 quilômetros de Buenos Aires, a viagem para Puerto...

4 Commentários
  1. EXCELENTE A CELEBRITY

  2. Eu já viajei com o Millennium e o Equinox – MARAVILHOSOS

Deixe o seu comentário