O que fazer em Veneza à noite
Veneza está na rota de vários navios da Celebrity Cruises pelo Mediterrâneo, e também é ponto de chegada e saída de alguns deles. Isso permite que você estique a viagem e descubra todos os encantos da cidade com calma. E, a partir de 2020, o Celebrity Infinity e o Celebrity Constelation, que possuem distribuição exclusiva no Brasil pela R11 Travel, também passarão noites atracados por lá. Assim, os passageiros da Celebrity Cruises podem fazer passeios em Veneza à noite e flanar pelos famosos canais, com o brilho do mármore refletindo as luzes dos palacetes.
Conheça Veneza
A Serenissima Repubblica di Venezia prosperou graças aos seus laços comerciais com o Império Bizantino. Entre os séculos 12 e 14, expandiu sua influência através do Mediterrâneo até se transformar em uma das principais potências marítimas da Europa.
Erguida com a riqueza gerada nesse período glorioso, Veneza coleciona palacetes suntuosos, praças monumentais e um patrimônio artístico incalculável. Mas o que a torna tão única é a combinação de seu conjunto arquitetônico com uma condição geográfica para lá de peculiar. Em meio a uma grande lagoa conectada ao Mar Adriático, a cidade é pulverizada por 118 ilhas, ligadas entre si por 400 pontes.
Com características tão únicas, a cidade italiana reserva uma série de lugares preciosos para se conhecer. A seguir, descubra passeios em Veneza à noite.
Um tradicional aperitivo
Prosecco, bitter e um toque de água com gás. Eis a receita do Spritz. Este é um drinque que nasceu em Veneza e virou febre mundial nos últimos anos. Quando o sol se põe, tacinhas alaranjadas são onipresentes nos bacari (bares) venezianos, acompanhando os cicchetti (tapas) – pequenas delícias da gastronomia local.
Para ter um gostinho da Veneza dos venezianos, escape até a região do Dorsoduro e procure o tradicionalíssimo Cantine del Vino Già Schiavi. O lugar tem também uma ótima carta de vinhos do Vêneto.
Concertos em igrejas ou palacetes
Que tal sair para passeios em Veneza à noite e acompanhar um concerto de música barroca em uma igreja secular? Ou uma ópera em um palacete forrado de mármore?
A cada noite, lugares como a Chiesa di San Vidal, o Palazzo dele Prigioni (uma antiga prisão!) e muitas outras joias da arquitetura veneziana recebem apresentações musicais de qualidade. Interpretações de Verdi, Russini, Vivaldi e outros grandes compositores costumam fazer parte da programação.
Teatro La Fenice
Ao fazer um cruzeiro em Veneza, não deixe de ir ao Teatro La Fenice. O principal teatro da cidade é um show à parte. Erguido em estilo neoclássico no século 18, sucumbiu a vários incêndios. Porém, renasceu das cinzas em 2003, ricamente decorado com relevos dourados e lustres de cristal.
Sede da temporada de ópera da cidade e de outros festivais de primeira grandeza, recebe orquestras sinfônicas internacionais, balés e apresentações de música clássica intimistas. O teatro é uma das melhores opções de passeios em Veneza à noite. Vale checar a programação no site e comprar suas entradas com antecedência.
Passear por Veneza (quase) vazia
No cair da noite, quando grande parte dos turistas se recolhem, Veneza ganha um brilho especial. Isso se deve à iluminação cênica de seus monumentos, refletida tanto pelo mármore como pela água de seus canais. Com pouca gente circulando pelas ruelas e praças da cidade, passear é uma delícia – e rende fotos magníficas.
Comece pela Piazza San Marco, onde a basílica homônima reina soberana, ornamentada com cinco cúpulas em estilo bizantino e adornos policromáticos. Aproveite o fundo musical, já que, à noite, quase sempre há artistas tocando na praça. Observe com calma as arcadas do Palazzo Ducale, antigo centro do poder da República Veneziana, e a torre do Campanile.
Não deixe de ver, também, a ponte do Rialto iluminada e os palácios do Grande Canal. Dá até para fazer um passeio de gôndola, aproveitando a (relativa) tranquilidade dos canais à noite.
Leia também – 10 horas perfeitas em Rijeka, na Croácia
Campo Santa Margherita
Veneza é famosa por seu caráter romântico, e não pela badalação. Mas isso não quer dizer que não exista onde encontrar gente animada e drinques rolando até mais tarde.
Você pode ir para o Campo Santa Margherita, na região do Dorsoduro, a 20 minutos a pé da Piazza San Marco. A vida noturna da região conta com vários bares e um bom clube de jazz, o Venice Jazz Club, que recebe quartetos vindos de todo o Vêneto.
Bares icônicos
A sua ideia, nos passeios em Veneza à noite, é mergulhar na atmosfera clássica? Com direito a muita pompa e serviço à moda antiga, há dois endereços míticos na Piazza San Marco. Um deles é o Caffé Florian, que funciona sob os arcos da praça desde 1720, recheado de obras de arte e peças de design.
Outro bar histórico – que já acolheu gente como Charlie Chaplin e Alfred Hitchcock –, é o Harry’s, tombado como patrimônio nacional. A casa se gaba de ter inventado outro drinque que é a cara de Veneza – no caso, o bellini. Criado em 1945 pelo fundador do bar, Giuseppe Cipriani, a bebida homenageia os pintores venezianos Jacopo e Giovani Bellini com sua mistura encantadora de prosecco com suco de pêssego.
É hora de escolher o seu cruzeiro
Após conhecer esse roteiro tão especial, imagine só fazer um cruzeiro em Veneza. Se você tem o sonho de viajar de navio para a charmosa cidade italiana, a R11 Travel, distribuidora exclusiva da Celebrity Cruises no Brasil, irá lhe ajudar a realizá-lo.
Clique aqui para ver os roteiros e itinerários que incluem Veneza. Quer saber como fazer a sua reserva? Acesse nosso site agora ou entre em contato pelo (11) 4760-9315.