Um dos destinos adicionados recentemente ao portfólio da Celebrity Cruises, o cruzeiro para Santa Margherita é a porta de entrada ideal para a Riviera Italiana. A cidade ocupa uma colina que avança sobre o Mar Tirreno, na costa da Ligúria. Por causa de sua localização, exibe suas villas grandiosas entre pinheiros, ciprestes, magnólias centenárias e um festival de buganvílias multicoloridas.

Esta parada das viagens de navio pelo Mediterrâneo do novíssimo Celebrity Edge exala glamour à moda antiga. Além disso, fica a poucos quilômetros de Portofino, objeto de desejo do jet set internacional e uma das melhores traduções da mítica dolce vita italiana.

A seguir, um roteiro perfeito para explorar o cruzeiro para Santa Margherita e seus arredores:

8h – O caminho é o destino

Um dos hotspots mais concorridos do litoral italiano, Portofino fica a apenas cinco quilômetros de Santa Margherita Ligure. E o trajeto é um programaço em si. Ao caminhar por uma passarela que acompanha a estradinha antiga (em vários trechos forrada de madeira), chega-se lá em cerca de uma hora.

Mas, por conta das vistas espetaculares para o mar de tons esmeralda, é impossível não parar a cada dois minutos para fotografar ou contemplar a paisagem. Vá com calma e saboreie cada momento do seu cruzeiro na Itália.

10h – Mergulho no Mar Tirreno

Rente ao mar e ao bosque, a estradinha também passa por magníficas mansões ocultadas por jardins impecáveis pontilhados de canteiros de hortênsias e glicínias. O ponto alto da caminhada surge pouco depois da metade do trajeto. Com água cristalina e cercada de bosques, Paraggi é a única praia de areia nos arredores de Portofino. Inclusive, é um dos metros quadrados mais disputados da Itália de junho a setembro, os meses do verão.

Para passar o dia, a melhor pedida é reservar um lugar em algum lido (versão italiana de beach club) glamouroso, com serviço de espreguiçadeiras e restaurante.  Mas se a ideia é só dar um mergulho antes de seguir em frente, há alguns pontos com acesso livre ao mar.

11h – La dolce vita

Tão bela a ponto de parecer inatingível, Portofino é um ícone atemporal de elegância na Riviera Italiana. Uma paleta de cores que transita do bege ao vermelho faz uma composição harmônica ao redor do porto. Lá, iates lustrosos e veleiros clássicos completam o cenário do cruzeiro na Itália. Flanar por suas ruas estreitas repletas de lojinhas é uma delícia. De preferência, tenha um legítimo gelato italiano em mãos e um bom limite no cartão de crédito.

12h – Vistas panorâmicas

Para conseguir os melhores cliques de Portofino é preciso tomar fôlego e seguir colina acima, rumo à Igreja de San Giorgio. Repare também no cemitério pitoresco logo ao lado. De lá, siga mais um pouco até o Castello Brown, um dos principais cartões-postais da região. Até porque o local foi testemunha de disputas entre genoveses e venezianos e do assédio de Napoleão.

Encarapitado sobre um promontório, o edifício tem origem no século 10. Porém, suas estruturas remetem a uma fortificação romana de mais de dois mil anos. O que se vê hoje, no entanto, foi moldado a partir dos séculos 15 e 16.

Portofino: ícone máximo do glamour na Riviera Italiana

Portofino: ícone máximo do glamour na Riviera Italiana

13h – Luxo à moda antiga

Aproveite a hora do almoço durante seu cruzeiro para Santa Margherita para conhecer algum dos míticos hotéis da região. Desde o século 19, as construções são ponto de encontro de artistas, de intelectuais e do jet set internacional. Expoente máximo da elegância na Riviera Italiana, o Belmond Splendido Mare entrega vistas espetaculares de seu restaurante La Terrazza. Como é aberto ao público, não deixe de reservar com antecedência.

15h – Passeio de barco

Para enxergar a Riviera de outra perspectiva no cruzeiro na Itália, também é possível fazer passeios de barco (ou até de caiaque). Partindo de Portofino, uma boa pedida é embarcar até a linda San Fruttuoso — o trajeto demora cerca de 20 minutos. A maior atração deste vilarejo diminuto é a abadia que lhe dá nome, erguida entre os século 10 e 13 em estilo romanesco.

Depois da visita, dá para curtir a praia, tanto em um lido (praia privada com espreguiçadeiras pagas) quanto em algum espacinho na área pública.

Os mergulhadores ainda podem aproveitar o passeio para ver o famoso Cristo degli abissi (Cristo do Abismo). Trata-se de uma escultura de bronze submergida, desde 1954, a 25 metros de profundidade. Ela foi dedicada ao mergulhador Dario Gonzatti, que morreu mergulhando em 1947.

A abadia de San Fruttuoso: programação pertinho de Santa Margherita

18h – Aperitivo e passeggiata

O retorno de ônibus de Portofino a Santa Margherita é fácil e rápido. O trajeto dura cerca de 15 minutos. Uma vez de volta à porta de entrada do cruzeiro para Santa Margherita, escolha um dos muitos bares e cafés da orla, pontilhada de palmeiras, para fazer o aperitivo – a happy hour italiana.

Um pouco mais tarde, junte-se à passeggiata, outra instituição sagrada do verão na Itália. A atividade consiste em simplesmente passear para ver, ser visto e tomar um ar fresco (ou mais um gelato).

Como planejar seu cruzeiro para Santa Margherita?

Ficou interessado em conhecer a Riviera Italiana? Conte com a Celebrity Cruises, que vai ajudar você a programar o seu cruzeiro para Santa Margherita. Além disso, você também terá todo suporte para escolher seu itinerário e sua viagem.

Quer descobrir outros roteiros? Veja aqui 10 horas inesquecíveis em Náuplia, em Puerton Madryn e em Barcelona.

Posts relacionados

Assim como Bonaire e Aruba, Curaçao fez parte das Antilhas Holandesas até 2010. Desde então, a ilha...

Lançado pela Celebrity Cruises em Junho de 2019, o Celebrity Flora é o primeiro navio feito sob...

Porto Rico foi eleito o destino número um para visitar este ano, segundo a célebre lista dos 52...

Deixe o seu comentário

echo "\n".''."\n"; ?>