O que fazer em Veneza à noite

O que fazer em Veneza à noite

Veneza

Veneza está na rota de vários navios da Celebrity Cruises pelo Mediterrâneo, e também é ponto de chegada e saída de alguns deles. Isso permite que você estique a viagem e descubra todos os encantos da cidade com calma. E, a partir de 2020, o Celebrity Infinity e o Celebrity Constelation, que possuem distribuição exclusiva no Brasil pela R11 Travel, também passarão noites atracados por lá. Assim, os passageiros da Celebrity Cruises podem fazer passeios em Veneza à noite e flanar pelos famosos canais, com o brilho do mármore refletindo as luzes dos palacetes.

Conheça Veneza

A Serenissima Repubblica di Venezia prosperou graças aos seus laços comerciais com o Império Bizantino. Entre os séculos 12 e 14, expandiu sua influência através do Mediterrâneo até se transformar em uma das principais potências marítimas da Europa.

Erguida com a riqueza gerada nesse período glorioso, Veneza coleciona palacetes suntuosos, praças monumentais e um patrimônio artístico incalculável. Mas o que a torna tão única é a combinação de seu conjunto arquitetônico com uma condição geográfica para lá de peculiar. Em meio a uma grande lagoa conectada ao Mar Adriático, a cidade é pulverizada por 118 ilhas, ligadas entre si por 400 pontes.

Com características tão únicas, a cidade italiana reserva uma série de lugares preciosos para se conhecer. A seguir, descubra passeios em Veneza à noite.

Um tradicional aperitivo

Prosecco, bitter e um toque de água com gás. Eis a receita do Spritz. Este é um drinque que nasceu em Veneza e virou febre mundial nos últimos anos. Quando o sol se põe, tacinhas alaranjadas são onipresentes nos bacari (bares) venezianos, acompanhando os cicchetti (tapas) – pequenas delícias da gastronomia local.

Para ter um gostinho da Veneza dos venezianos, escape até a região do Dorsoduro e procure o tradicionalíssimo Cantine del Vino Già Schiavi. O lugar tem também uma ótima carta de vinhos do Vêneto.

Concertos em igrejas ou palacetes

Que tal sair para passeios em Veneza à noite e acompanhar um concerto de música barroca em uma igreja secular? Ou uma ópera em um palacete forrado de mármore?

A cada noite, lugares como a Chiesa di San Vidal, o Palazzo dele Prigioni (uma antiga prisão!) e muitas outras joias da arquitetura veneziana recebem apresentações musicais de qualidade. Interpretações de Verdi, Russini, Vivaldi e outros grandes compositores costumam fazer parte da programação.

Veneza brilhando com seus palacetes iluminados

Teatro La Fenice

Ao fazer um cruzeiro em Veneza, não deixe de ir ao Teatro La Fenice. O principal teatro da cidade é um show à parte. Erguido em estilo neoclássico no século 18, sucumbiu a vários incêndios. Porém, renasceu das cinzas em 2003, ricamente decorado com relevos dourados e lustres de cristal.

Sede da temporada de ópera da cidade e de outros festivais de primeira grandeza, recebe orquestras sinfônicas internacionais, balés e apresentações de música clássica intimistas. O teatro é uma das melhores opções de passeios em Veneza à noite. Vale checar a programação no site e comprar suas entradas com antecedência.

Passear por Veneza (quase) vazia

No cair da noite, quando grande parte dos turistas se recolhem, Veneza ganha um brilho especial. Isso se deve à iluminação cênica de seus monumentos, refletida tanto pelo mármore como pela água de seus canais. Com pouca gente circulando pelas ruelas e praças da cidade, passear é uma delícia – e rende fotos magníficas.

Comece pela Piazza San Marco, onde a basílica homônima reina soberana, ornamentada com cinco cúpulas em estilo bizantino e adornos policromáticos. Aproveite o fundo musical, já que, à noite, quase sempre há artistas tocando na praça. Observe com calma as arcadas do Palazzo Ducale, antigo centro do poder da República Veneziana, e a torre do Campanile.

Não deixe de ver, também, a ponte do Rialto iluminada e os palácios do Grande Canal. Dá até para fazer um passeio de gôndola, aproveitando a (relativa) tranquilidade dos canais à noite.

Leia também – 10 horas perfeitas em Rijeka, na Croácia

A Piazza San Marco (quase) vazia à noite: um privilégio

Campo Santa Margherita

Veneza é famosa por seu caráter romântico, e não pela badalação. Mas isso não quer dizer que não exista onde encontrar gente animada e drinques rolando até mais tarde.

Você pode ir para o Campo Santa Margherita, na região do Dorsoduro, a 20 minutos a pé da Piazza San Marco. A vida noturna da região conta com vários bares e um bom clube de jazz, o Venice Jazz Club, que recebe quartetos vindos de todo o Vêneto.

Bares icônicos

A sua ideia, nos passeios em Veneza à noite, é mergulhar na atmosfera clássica? Com direito a muita pompa e serviço à moda antiga, há dois endereços míticos na Piazza San Marco. Um deles é o Caffé Florian, que funciona sob os arcos da praça desde 1720, recheado de obras de arte e peças de design.

Outro bar histórico – que já acolheu gente como Charlie Chaplin e Alfred Hitchcock –, é o Harry’s, tombado como patrimônio nacional. A casa se gaba de ter inventado outro drinque que é a cara de Veneza – no caso, o bellini. Criado em 1945 pelo fundador do bar, Giuseppe Cipriani, a bebida homenageia os pintores venezianos Jacopo e Giovani Bellini com sua mistura encantadora de prosecco com suco de pêssego.

É hora de escolher o seu cruzeiro

Após conhecer esse roteiro tão especial, imagine só fazer um cruzeiro em Veneza. Se você tem o sonho de viajar de navio para a charmosa cidade italiana, a R11 Travel, distribuidora exclusiva da Celebrity Cruises no Brasil, irá lhe ajudar a realizá-lo.

Clique aqui para ver os roteiros e itinerários que incluem Veneza. Quer saber como fazer a sua reserva? Acesse nosso site agora ou entre em contato pelo (11) 4760-9315.