Com 1,6 milhão de habitantes e dois mil anos de história, Barcelona dita tendências em arte, gastronomia e design. Isso com a mesma intensidade que reverencia o supertime do Barça ou exercita a sua veia boêmia. Mas nada a torna mais única do que as formas delirantes impressas por Antoni Gaudí em seu skyline. Para conhecer todas essas belezas, está na hora de você fazer uma viagem para Barcelona.

Ao atracar com a Celebrity Cruises no porto de cruzeiros de Barcelona, na Espanha, você estará a poucos metros do centro histórico da cidade. E terá tempo de sobra para conhecer as principais obras deste genial arquiteto. Além disso, também pode incluir comprinhas e as tradicionais tapas no programa. A seguir, um roteiro para 10 horas perfeitas na capital da Catalunha:

8h – Início da viagem para Barcelona: as Ramblas

Calçadão mais famoso de Barcelona, as Ramblas são a porta de entrada para quem chega do porto. Divirta-se com as estátuas vivas, os pintores e o frenético vai e vem. Atrações imperdíveis:

  • O mosaico projetado pelo artista catalão Joan Miró;
  • O Mercado de la Boquería (entre para tomar um suco ou comprar um bom jamón);
  • O lindo teatro Liceu.

Também não deixe de entrar na Plaça Reial, adjacente, cujas luminárias (ao redor da fonte central) foram projetadas por Gaudí no início da sua carreira. E não se esqueça de dar uma espiadinha no Bairro Gótico, ali ao lado.

10h – Viagem modernista

Ao final do calçadão, cruze a Plaça Catalunya até chegar ao Passeig de Gràcia. Trata-se da avenida mais elegante que você vai encontrar nessa viagem para Barcelona. É, também, a principal vitrine do modernismo catalão, movimento que deu vida, cores e um caráter único à cidade a partir do século 19.

Do magnífico desenho dos panots (lajotas) da calçada aos mosaicos multicoloridos de seus edifícios, tudo merece ser admirado com calma. Alguns dos mais belos estandartes modernistas estão concentrados no “Quarteirão da Discórdia”. Lá, fica a Casa Batlló, obra de Gaudí que lembra o semblante de um dragão. Mais adiante, você vai se deparar com La Pedrera (ou Casa Milà), construída sem nenhum ângulo reto. Ambas podem ser visitadas.

12h – A Champs-Élysées catalã

Além de ser um museu de arquitetura a céu aberto, o Passeig de Gràcia também é um dos melhores lugares da cidade para fazer compras. Se a ideia é apostar nas grandes grifes internacionais, Gucci, Dior, Valentino, Hermés, Chanel, Burberry e muitas outras têm ali as suas flagship stores.

Mas não falta o arsenal de redes boas e baratas, encabeçado por Zara, Mango e H&M. Também há lojas estratégicas como Nespresso, Apple, Adidas e Nike. Assim como há marcas espanholas interessantes como Bimba y Lola, Purificación Garcia e Loewe.

14h – Paradinha estratégica

O lugar mais interessante para comer ou tomar um drinque no Passeig de Gràcia fica um pouco escondido. Mais precisamente, no fundo de um bequinho, na altura do número 24.

Em um lindo galpão modernista, o El Nacional reúne restaurantes e bares (incluindo um especializado em ostras e outro em tapas) num espaço com decoração espetacular e badalação 365 dias por ano.

15h – A obra-prima de Gaudí

Pegue o metrô para ir até a Sagrada Família. A igreja, ícone-mor de Barcelona, só ficará pronta em 2026, depois de 134 anos de trabalho. Mas o que se vê hoje já é suficiente para fazer as pernas tremerem.

Não deixe de conhecer seu interior, com seus vitrais multicoloridos e milhares de detalhes inspirados na natureza. Com 120 metros de altura, a obra-prima de Gaudí ainda terá várias torres adicionais (uma delas com 170 metros de altura).

A fachada mais impressionante da igreja é a da Natividade – a única que o arquiteto viu pronta (Gaudí morreu atropelado em 1926). Para não perder seu precioso tempo na fila, compre as entradas antecipadamente, com hora marcada, pelo site oficial.

17h – Caleidoscópio em forma de parque

Saindo da Sagrada Família, pegue o metrô até a parada Vallcarca. Depois, siga as indicações até o Park Güell, que foi concebido como um condomínio residencial, e acabou sendo doado à cidade pela família que lhe dá nome.

O que interessa, aqui, é a entrada do parque, projetada por Gaudí em uma profusão de mosaicos coloridos e formas insólitas. De quebra, tem uma vista panorâmica da cidade, que fica ainda mais poética no fim de tarde.

Espere pacientemente na fila para tirar a tradicional foto com a salamandra, reproduzida em milhares de souvenires. Para visitar o parque, também é preciso comprar entradas com hora marcada pelo site oficial.

Após conhecer esse roteiro imperdível de viagem para Barcelona, você precisa ver essas obras ao vivo. Planeje agora o seu próximo cruzeiro para Barcelona com a Celebrity Cruises. Para conferir outros destinos incríveis, como Santorini e Galápagos, acompanhe o nosso blog.

Posts relacionados

Lançado pela Celebrity Cruises em Junho de 2019, o Celebrity Flora é o primeiro navio feito sob...

Porto Rico foi eleito o destino número um para visitar este ano, segundo a célebre lista dos 52...

Veneza está na rota de vários navios da Celebrity Cruises pelo Mediterrâneo, e também é ponto de...

Deixe o seu comentário

echo "\n".''."\n"; ?>