Eleita o melhor destino insular do mundo em 2018 no World Travel Awards – um dos principais prêmios da indústria do turismo –, a Ilha da Madeira é uma parte de Portugal na costa da África. Por isso, prepare-se para conhecer esse destino imperdível, desfrutando de um cruzeiro para Ilha da Madeira e curtindo um roteiro especial na região.

Com sabor de lugar remoto, mas exalando charme Europeu, o berço do jogador de futebol Cristiano Ronaldo está na rota do Celebrity Silhouette em 2019. São cruzeiros que partem de Southampton, na Inglaterra, rumo às ilhas Canárias, território espanhol cercado pela imensidão do Atlântico.

Com apenas 54 km de largura por 23 km de comprimento, a ilha tem atrações ecléticas facilmente acessíveis a partir do porto de Funchal, a capital – e clima agradável o ano inteiro.

Veja o que fazer por lá na sua próxima viagem com a Celebrity Cruises (parte do grupo Royal Caribbean Cruises):

Teleférico do Funchal

Praticamente onipresentes, as vistas estonteantes para o mar estão entre os grandes trunfos do cruzeiro para Ilha da Madeira. Um dos panoramas mais belos pode ser observado ao longo do trajeto do Teleférico do Funchal. Nesta atração, você zarpa de uma praça localizada a poucos metros do terminal de cruzeiros e paira sobre a “cidade jardim” (merecido apelido da capital) até chegar ao alto do monte.

Você também pode aproveitar o turismo em Funchal para visitar o Jardim Botânico. Depois, na volta, é possível embarcar em um inusitado “meio de transporte” que só existe na Ilha da Madeira (veja a seguir).

Andar de carro de cesto

Ao longo de dois quilômetros, os legendários carreiros do monte empurram os turistas em cestos de palha. Vale lembrar que, até os anos 1930, esses cestos serviam como meio de transporte entre as cidades alta e baixa do Funchal.

Vestidos elegantemente de branco, e honrando a profissão que passa de pai para filho, os carreiros embalam o “veículo” nos trechos mais planos. Quando necessário, eles freiam valendo-se apenas de calçados rústicos com sola de pneu. O passeio, que é uma atrações mais emblemáticas (e insólitas) do cruzeiro para Ilha da Madeira, custa de €25 a €45 para uma a três pessoas.

Centrinho do Funchal

Com 110 mil habitantes (quase a metade da população da ilha), a capital do arquipélago tem charme e atrações de sobra. Se você prefere simplesmente desembarcar do navio e passear a pé, não faltarão opções de turismo em Funchal.

Suas encostas abruptas abrigam hotéis glamorosos, ideais para almoçar ou tomar um drinque com vista para o mar. O suprassumo é o Belmond Ried’s Palace, que ao longo de sua história recebeu desde chefes de estado até celebridades de Hollywood.

A cidade ainda tem shoppings recheados de marcas internacionais, cassino, um museu em homenagem a Cristiano Ronaldo e vinícolas que produzem o célebre vinho fortificado que leva o nome da ilha. Para conhecer a produção dos vinhos, não perca o tour guiado da Blandy’s.

Também vale dar uma volta pelo mercado público e visitar a Rua de Santa Maria. Lá, as portas das casas centenárias foram transformadas em murais por artistas locais e estrangeiros.

Visitar o Cabo Girão

É praticamente impossível fazer um cruzeiro para Ilha da Madeira e não visitar o Cabo Girão. Essa plataforma a 580 metros do nível do mar entrega uma vista de 180 graus para o oceano, pairando sobre o promontório mais alto da Europa.

Como o chão do mirante feito de vidro, prepare-se para a sensação de voar sobre o azul do Atlântico. A entrada é grátis e o jeito mais prático de chegar lá é com o ônibus panorâmico da Yellow Bus Tours.

Fajã dos Padres

Os padres jesuítas instalaram suas residências e vinhedos em um dos pontos mais bonitos da ilha. Então, fundaram esse lugar agradabilíssimo para almoçar e curtir uma praia. É acessível por um teleférico que proporciona vistas incríveis entre o mar e uma falésia vertiginosa. Uma horta orgânica, nos pés da falésia, abastece o restaurante local.

Aproveite para se sentar de frente para a praia de areia vulcânica e pedir umas lapas (mariscos) ou peixe espada. Estes são os dois principais estandartes da gastronomia madeirense.

Ler também10 horas perfeitas em Rijeka, na Croácia

Piscinas de Porto Moniz

As piscinas de água do mar são as melhores “praias” do seu cruzeiro para Ilha da Madeira. Incrustadas nas encostas rochosas da ilha, elas ficam protegidas das (altas) ondas que quebram no arquipélago – para alegria dos surfistas. As mais famosas e fotogênicas ficam em Porto Moniz, onde há um conjunto de piscinas urbanizadas e outro natural, no meio das pedras.

Piscinas naturais de Porto Moniz, para nadar protegido das ondas

Avistar baleias e golfinhos

Golfinhos saltitando ao redor do barco ou o seu dinheiro de volta! Eis o que as agências de observação de cetáceos oferecem. Até porque é certeza quase absoluta de que você topará com os animais. Baleia-piloto e golfinho-roaz, por exemplo, são as espécies residentes. Mas muitas outras visitam o arquipélago ao longo do ano (inclusive as gigantescas cachalotes!).

Os animais, inclusive, estão sempre na mira de “olheiros”. São profissionais que observam o mar desde as primeiras horas da manhã e passam as coordenadas aos barqueiros. A Rota dos Cetáceos é uma das empresas que contam com o aval do departamento de turismo em Funchal para fazer o passeio.

Caminhadas

A combinação entre mar e montanha é uma especialidade madeirense e a lista de trilhas para explorar a natureza da ilha é imensa. A marca registrada local é sua rede de mais de 2 mil quilômetros de “levadas”. Mas, afinal, o que é isso? Essas “levadas” são canais de irrigação seculares, construídos para trazer água do norte (mais úmido), para o sul (mais árido).

Outras rotas que revelam visuais impressionantes são:

  • A caminhada entre a Ponta de São Lourenço e o Cais do Sardinha (de dificuldade moderada);
  • A escalada do Pico do Ruivo (para trekkers experientes), o ponto mais alto da Madeira, com 1.862 metros de altitude.

Caminhada com vistas: uma especialidade madeirense

Como fazer cruzeiro para Ilha da Madeira

Depois de conhecer este roteiro perfeito, você está pronto para fazer turismo em Funchal e na Ilha da Madeira. Para isso, organize já seu cruzeiro com a Celebrity Cruises. Saiba mais informações e faça a sua reserva pelo telefone (11) 3090-7200, ou acesse o nosso site.

Se quiser descobrir outros destinos, veja nossos cruzeiros e passeios para Puerto Madryn, Santorini, Barcelona e Galápagos.

Posts relacionados

Assim como Bonaire e Aruba, Curaçao fez parte das Antilhas Holandesas até 2010. Desde então, a ilha...

Lançado pela Celebrity Cruises em Junho de 2019, o Celebrity Flora é o primeiro navio feito sob...

Porto Rico foi eleito o destino número um para visitar este ano, segundo a célebre lista dos 52...

Deixe o seu comentário

echo "\n".''."\n"; ?>